script src='http://connect.facebook.net/pt_BR/all.js#xfbml=1'/>

domingo, 26 de janeiro de 2014

A física por trás de Shingeki No Kyojin


Bom, como a maioria de vocês já devem ter visto no anime, os soldados se movimentam com um aparelho de cordas e propulsão à gás chamado: DMT (Dispositivo De Manobras Tridimensionais) Como um feito quase mágico, os soldados se movimentam no ar como se estivessem dançando, mais... será que realmente seria possível usar o DMT na vida real? Continue lendo e terá algumas respostas do funcionamento do aparelho.




Bom, primeiro vai como funciona a carreira militar dos soldados, eles começam seu treinamento com treze anos de idade e o terminam com quinze, os únicos que estão adeptos à carreira militar são aqueles que conseguem utilizar o DMT, é obrigatório ter equilíbrio, força nas pernas e reflexos rápidos, caso contrario, não serve nem para isca de titã.

Correias: As manobras aéreas ou tridimensionais são possíveis graças a uma técnica de deslocamento de peso que utiliza correias por todo o corpo. O equipamento projetado para manobras multiaxiais de alta velocidade, tem peso reduzido mesmo quando totalmente montado. Ao deslocar o peso do corpo para uma das coxas, boa parte dele será jogada para a coxa oposta. pode parecer que o usuário está simplesmente dançando no ar, mas exite risco de sobrecarregar toda a musculatura.




Aparelho: Não foi mencionado com que tipo de materiais o aparelho é feito, mais precisa ser resistente e leve para poder manobrar, são 8 espadas, 4 em cada bainha, as espadas são flexíveis e extremamente afiadas, porém, são muito frágeis por isso o motivo de cada soldado carregar 8 espadas. Existe dois cilindros de gás pressurizado que são presos as bainhas, o gás em alta pressão é transportado por mangueiras até os lançadores que ficam nessa região:

Lá o gás se acumula criando uma alta pressão, quando o soldado aperta o gatilho do dispositivo de controle, o gancho que estava ancorado se solta em alta velocidade e continua viajando até encontrar uma superfície, quando toca a mesma, o gancho perfura para se fixar. A partir disso, o soldado tem duas opções de deslocamento:


Movimento Em Pendulo: O soldado atira o gancho em um local mais alto e deixa o gancho fixado, criando um movimento pendular, bem similar ao movimento que o homem aranha faz. Sem necessidade de um grande gasto de gás esse movimento é bastante usado em situações de racionamento de gás, o único gasto é quando o soldado atira o gancho, podemos ver esse tipo de movimento no primeiro episódio do anime, logo no inicio.



Retração do Cabo: Esse movimento é usado em batalhas com velocidade, onde consiste em atirar o cabo e logo após sua ancoração apertar o gatilho de retração, onde o gás é enviado à duas ventoinhas que giram em alta velocidade e recolhem o cabo.



Logo após de ancorar o gancho à uma superfície, o soldado aperta o gatilho para estender o gancho, bem parecido com o sistema de freio das bicicletas, assim trazendo o gancho de volta até o lançador.

Gatilhos: O gatilho de cima atira o gancho e o de baixo retrai o gancho para impulso. a alavanca faz o gancho se abrir para desfixar da superfície que foi colocado



Funciona como o freio da sua bicicleta, a alavanca puxa o arame que abre o gancho, retirando-o da sua superfície, só recolher o gancho com o gás novamente e repetir o processo.

Perigos do DMT: Não pense que é só seguir as instruções e sair voando, é necessário treinamento e força, Principalmente força nas pernas, pois são elas que vão definir que posição ir na hora de se movimentar.

Força G: É uma força que todos nós humanos sentimos, ao descer as escadas, fazer uma curva de carro, até mesmo a gravidade é um tipo de G, para ficar mais simples, a força g é aquela que nos empurra quando fazemos uma curva de carro, e também é a força que empurra as crianças para fora do gira-gira quando estão brincando. Quantas mais g o corpo experimenta, maiores são as possibilidades de sofrer uma lesão. Mas o perigo está em suportar esse puxão durante muito tempo: a maioria de nós nunca foi submetido a mais de 8 g durante um segundo, e muito menos durante dois. O corpo humano é flexível e deformável, particularmente os tecidos leves. A tolerância humana depende da magnitude da força-g, dependendo da duração, da intensidade e do local onde é aplicada essa força. Uma pessoa normal aguenta cerca de uma aceleração de 5 g, acima disso, um desmaio é inevitável. Se um soldado desmaia em meio à uma curva durante a batalha com certeza é morte. mais essa tolerância à força G depende de pessoa para pessoa, também treinamento influencia em quantos Gs o corpo pode sofrer.

Quedas: Quedas acontecem, por erro humano ou falha, caso aconteça, a gravidade irá fazer seu trabalho, como a velocidade do DMT é alta, muitas vezes uma batida é fatal, O DMT foi projetado para se desmontar caso aconteça uma queda, assim o aparelho não se quebra na queda.

Aparelho Emperrado: Como aconteceu com Jean no anime, o aparelho também pode emperrar, caso aconteça, pode ser fatal, ainda mais se estiver manobrando.

Comentários
7 Comentários

7 comentários:

  1. mas ficou uma questao
    e possivel criar um DMT e tambem e possivel usa-lo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Lucas. .. Mas usa-lo como no anime é pouco provável que seja possível.. Isso porque o corpo humano não é adequado a suportar tanto esforço .
      Mas com intenso treinamento anos,TALVEZ fosse possível .

      Excluir
    2. Já foi criado, mas sem pressão, como no anime, pretendo fabricar um futuramente:D

      Excluir
  2. Legal cara essas curiosidades, se criassem um n importava o preço eu comprava cara ia ser muito foda

    ResponderExcluir
  3. Legal cara essas curiosidades, se criassem um n importava o preço eu comprava cara ia ser muito foda

    ResponderExcluir
  4. Espero que no futuro exista um equipamento desse de forma funcional transportando um ser humano, porque se tiver não importa quanto tempo demore eu vou aprender a usar

    ResponderExcluir
  5. hehehe futuramente eu e minha amg vamos criar titans e dmt's :) acho q o anime me afetou mas do mesmo jeito desde o 6 anos sempre quis acabar com o mundo com zumbis,titans,dinossauros e tals :)

    ResponderExcluir